CNS e KEIDANREN discutem a modernização dos Serviços no Brasil e Japão

Ocorreu nesta quinta-feira, dia 01 de Junho, reunião de trabalho entre a Confederação Nacional de Serviços – CNS e a Japan Business Federation – KEIDANREN – entidade máxima de representação do empresariado Japonês.

O encontro se deu na sede do KEIDANREN em Tóquio, onde o Diretor Sênior Sr. Satoshi Mukuta e sua equipe receberam a delegação de dirigentes da CNS, composta pelo presidente fundador, Sr. Luigi Nese, o vice-presidente de Desenvolvimento e Inovação, Sr. Humberto Ribeiro, e os Diretores Sr. Manoel Alves e Sr. Giuliano Bianchi.

Os participantes constataram que, apesar do percentual ocupado pelo setor de Serviços no Japão e no Brasil serem ambos na ordem de 70% do PIB, os desafios e alvos de desenvolvimento são diferentes.

Um item que aproxima ambos é o da busca por maior Produtividade, apesar das ações específicas terem escopo diferente, de acordo com os setores-alvo e o nível de maturidade competitiva de cada mercado. Para tanto, o tema Inovação merecerá atenção e troca de informações entre as entidades já nos próximos meses. Ainda neste campo, outro foco reconhecido como potencial alvo de ação conjunta seria o de Qualidade no Atendimento, chamado no idioma Japonês de “Omotenashi” (“Hospitalidade” em tradução livre).

No campo do comércio exterior, KEIDANREN e CNS manifestaram desejo mútuo em estimular as alianças empresariais no setor de Serviços, e já discutiram alternativas que viabilizem a aproximação de empresários de ambos os países para discussões sobre investimentos, joint-ventures e exportações.

A reunião abordou diversos segmentos de Serviços, como por exemplo: Tecnologia da Informação, Serviços Digitais, Turismo, Logística, Serviços às Famílias, entre outros. Além disso, troca de experiências positivas e negativas quanto aos Jogos Olímpicos também poderão constar de pautas, visto que o Japão receberá, em Tóquio, os Jogos de 2.020.

Apesar de reconhecerem o momento turbulento por que passa o Brasil, os participantes concordam que os próximos passos ocorrerão em um momento propício, dada as oportunidades trazidas pela economia digital, bem como a celebração dos 110 anos da Imigração Japonesa ao Brasil, a ocorrer em 2018.

Segue Imagens da Reunião:

img convite home office